domingo, 5 de fevereiro de 2017

Plutónio visita pela primeira vez às suas raízes (Moçambique), e o rapper conta sua história


Nascido a 28 de Junho de 1985, Luso-Moçambicano de nome “Plutônio” como é conhecido, é oriundo do Bairro da Cruz Vermelha em Cascais (Lisboa).

Começou o seu percurso musical em 2000 quando associou-se aos rappers Atômico e Jamaica formando mais tarde o grupo denominado “Atóxicos”, mas o mesmo durou pouco tempo e seguiu carreira à solo. O rapper é apaixonado por Moçambique e é a primeira vez que pisa no solo moçambicano.

Ontem (3) em entrevista com o programa Sabadar, apresentado por Emerson Miranda, Plutónio o rapper Lusitano mas com ADN moçambicano, contou pela primeira vez, à sua história para os seus manos, o rapper também contou como é ser filho de africanos nascido na Europa:

"Não foi fácil mas de serta forma foi o que me construíu... tem um lado positivo  porque pude usufruir uma boa educação frequentei uma boa escola, etc. Mas tem um lado negativo, imagine estou aqui em Moçambique sou visto como português, mas tou em Portugal tem pessoas que dizem assim 'oh preto vai lá pra sua terra".

O rapper também falou de como conquistou o público português com as suas Mixtapes:

"Graças à Deus conseguirmos imaginar em ultrapassar barreiras em Portugal, certas rádios que não tocavam às mesmas músicas do mesmo género que eu e nem do pessoal africano  o que era difíci,l era um estigma, e nós conseguimos quebrar este estigma, hoje os meus concetos! são mistos, tenho um público africano, português, é phá ta tudo misturado".

Na entrevista o rapper falou de como absorveu a cultura africana (moçambicana) vivendo em Portugal:

"Se tu fores a comparar o meu comportamento, muitas pessoas que eu conheço os  amigos lá na Tuga, tratam as mães de uma serta forma do tipo a mãe é uma irmã mais nova às vezes, e nós, na minha educação africana você fala alto leva xamboco, minha mãe pode até falar coisas que eu as vezes não gosto eu calo à boca, e pra mim faz parte da minha educação, nós crescemos com esses  principios de homenagear e respeitar sempre os mais velhos, por exemplo se tu tas sentado numa cadeira e  alguém mais velho chega, tu tens que te levantar e ceder-o, são costumes da casa são africanos fazem parte da minha educação... A minha avó costumava fazer cabanga (bebida tradicional feita de de minho) pra nós, então tudo isso fez com que eu cresce se em Portugal mas com uma forma de pensar diferente.

O rapper também justificou e esclareceu a sua primeira vista à Moçambique dizendo que sempre teve a vontade e curiosidades de estar cá, mas sertos problemas da vida o impediam.

"Tenho 8 irmãos, todos eles já nasceram cá, e muitos deles ainda se lembram de tudo, tenho irmãos que até falam chicena perfeitamente, tem outro que só percebem, então eu apanho umas dicas daqui e dale...  Eu sou o único que nasce lá, então toda minha vida eu cresce mesmo como moçambicano, as minhas tias, os meus tios, as minhas avós, a minha bisavô então é uma raiz muito grande... Tenho muitos primos e primas cá, toda gente tentando me conhecer, e não dá muito tempo pra estar com todos, tenho familiares em Chimoio, Beira e Nampula ". Disse Plutónio.

Escute online a entrevista a seguir:


PUBLICIDADES

Artikel Terkait